5 coisas que você precisa saber se quiser começar a usar o copo menstrual

O copa menstrual é confortável, saudável, reutilizável, econômica, ecológica, apta para mulheres de todas as idades… Mas então, por que não se conhece e usa?


Provavelmente, uma das razões de ser do que ao ter um custo baixo (entre 20 e 30 euros) e longa duração (cerca de 10-15 anos), as empresas fabricantes e não foram capazes de destinar recursos para divulgar seus produtos, nem para o público nem para os profissionais.


De fato, se nos últimos tempos está se popularizando é graças ao “boca-ouvido” e à sua comercialização pela internet.


O são recomendados pelos ginecologistas do copo menstrual?


O Dr. Santiago Palácios, ginecologista e diretor do Instituto Palácios de Saúde e Medicina da Mulher de Madrid, constata que “ainda somos poucos os ginecologistas que recomendamos o copo menstrual, ainda há muitos que não estão muito informados. Provavelmente uma trava para que não se tenha estendido antes é que, há muitos anos, o material utilizado era o látex, que causava alergia ou incômodo para algumas mulheres. Mas agora são feitos de silicone médico, que é um material biosaludable, evita irritações e alergias e não é cancerígeno“.


Neste sentido, o Dr. Palácios diz que “se bem que ainda faltam estudos de contundência, no Canadá e na África do sul, onde o uso da bebida está generalizado há anos, foram feitas investigações e já há duas que sustentam quecomporta menos riscos de infecções por vaginose bacteriana”.


Copo Menstrual “funciona” desde o primeiro dia de regra


O Dr. Palácios considerados como grandes vantagens “especialmente para a mulher que tem regras abundantes e passa muitas horas fora de casa, a conveniência de levar uma taça pôr; e se não tem onde limpá-lo, outra de substituição. Além disso, é adequada desde o primeiro dia de regra, mesmo quando esta não caiu”.


Por outro lado, reconhece que “há mulheres que acham complicada a sua colocação e remoção, mas não é. De fato, sua utilização ajuda a que a mulher conheça melhor a sua xoxota e se acostume a manipulá-la”. Por tudo isso, o Dr. Palácios está convencido de que “cada vez haverá mais ginecologistas que recomendam o copo menstrual e acabará tendo um grande sucesso, porque é mais confortável e benéfico para a mulher”.


as principais vantagens do copo menstrual


o copo recolhe o fluxo em vez de absorvê-lo, como fazem os tampões, por isso não deixe restos de fibras e, portanto, não produz alterações no ambiente vaginal natural.



  • Por ser de silicone médico ou TPE, é muito macio e flexível, de modo que não aranha ou seca as paredes vaginais.

  • Proporciona um conforto de até 12 horas de proteção sem ter que mudá-lo constantemente (de acordo com o fluxo de cada mulher).

  • Com a manutenção adequada, o seu tempo de vida é entre os 10 e os 15 anos e o seu preço é muito acessível, entre 20 e 30 euros.


  • É muito mais ecológico que os tampões e pensos higiénicos. Umo copo é utilizado infinitas vezes sem gerar nenhum resíduo, de modo que com ela contribuir para preservar o meio ambiente.

  • As copas também podem ajudar a prevenir problemas causados pelo uso de compressas, como a candidíase (produzida pelo ambiente quente e úmido que cria uma compressa) e cistite (que pode ocorrer quando as fezes na compressa transportam a bactéria E. coli para a uretra ou vagina).

Assim, é utilizada o copo menstrual


o copo menstrual é inserido dobrada em sua vagina e, uma vez dentro, recupera a sua forma natural e adapta-se à anatomia de cada mulher. Você pode usar um pouco de lubrificante para inseri-la novamente, quantas vezes for preciso, já que não prejudica o copo. Sua capacidade é de 30 ml, ou seja, a terceira parte do volume de sangue que perde em média uma mulher em cada menstruação, por isso, pode ficar até 12 horas sem a necessidade de esvaziar.


Enquanto tenha a regra, cada vez que extraigas o copo deve esvaziar e enjuagarla com água. E quando a menstruação, esterilízala com água fervente ou usando o método Milton (o que é usado para os biberões, à venda em farmácias). Assim remover as bactérias que possa adquirir. De todos modos, enquanto está na xoxota nenhuma bactéria pode permanecer em sua superfície totalmente lisa, que não absorve nenhum líquido.


Guarde-a sempre em um saquinho de algodão, mas nunca em recipientes herméticos ou de vidro. É importante que a deixe em um lugar onde não faça nem muito calor nem muito frio, e onde não estiver exposta ao sol: evita que perca a cor e conserva intactas suas propriedades.


Na hora de escolhê-la


Existem vários modelos de copos menstruais disponíveis no mercado,mesmo em uma multidão de cores, embora não se utiliza nenhum aditivo químico que possa afetar o organismo.


Tenha em conta que se comercializam vários tamanhos, adaptadas à altura da mulher e da experiência em seu uso.As diferentes marcas apresentam ligeiras diferenças, mas, principalmente, encontrar dois modelos:



  • Com forma de sino. Insere-Se na parte baixa da vagina, abaixo da cerviz, e tem um canto na parte final, para facilitar a sua extracção.

  • Ou diafragma. É colocado por cima do cérvix e se mantém nessa posição por pressão do osso púbico. Para removê-lo se acopla um dedo ao lábio e puxa para baixo.

Deixe uma resposta