O que é a gripe A?

Nas últimas semanas me fizeram muitas perguntas sobre o vírus da gripe a. Certamente, a preocupação está aumentando agora que vem o frio, o que é compreensível. Além disso, apesar de que a gripe A leva com a gente alguns anos, ainda parece que a desinformação sobre ela é grande.
A idéia de hoje é tirar o máximo de dúvidas possíveis, respondendo às perguntas que me foram fazendo sobre este vírus AH1N1 e que eu fui anotando em uma lista.
De todas formas, se resta alguma dúvida pendente de responder, posso escrever e quero responderlo rapidamente.


O que é a gripe A?


É um vírus da gripe híbrido. Isto que quer dizer? Que é o resultado de uma tripla combinação viral, onde se combina gripe suína, gripe aviária e gripe humana. Esta combinação nasce esta mutação chamada gripe A (H1N1).


o que é a gripe A


Como a gripe é mais perigosa do que a gripe comum?


Para sua tranquilidade, a gripe A não é mais perigosa ou mais mortal do que uma gripe comum. Se bem é verdade que o nosso corpo está preparado para receber a gripe humana e não da gripe A, por sorte, o nosso organismo tem uma capacidade terrível de adaptação e na maioria dos casos, as pessoas se recupera sem necessidade de hospitalização ou de assistência médica.


Mas se a gripe A não é tão perigosa, por que há tantas mortes por causa do vírus H1N1?


Na verdade, não foram tantas mortes. De fato, foram muito poucas, em comparação com as mortes causadas pela gripe. O que acontece é que os meios de comunicação se deu muita repercussão a estas mortes causadas pela gripe H1N1 e não as causadas pela gripe comum.
De todas formas, as pessoas que morreram, eram ou muito idosos ou com alguma patologia prévia agravo da situação.


Como se contrai a gripe A?


O contágio é exatamente o mesmo que o da gripe de toda a vida. Por via respiratória. A única coisa que muda é que, ao que parece, a gripe se espalha mais rápido do que o vírus da gripe.


Quais são os sintomas da gripe A?


Os mesmos do que os de uma gripe sazonal. Febre pode ser alta (>30 ° C), tosse, congestão nasal, muco, fadiga, mal-estar geral, dor muscular, etc.
Se a doença se agrava


Como prevenir a gripe A?


Como sabeis, a gripe sazonal é muito difícil de prevenir e acontece o mesmo com a gripe A H1N1. Se você está no grupo de risco (idosos, pessoas com doenças crônicas, crianças, profissionais de saúde) é vacinar uma boa opção. Mas se não há um surto de gripe A, não se recomenda a vacinação.


prevenir-gripe-a


Minhas dicas são: Evitar lugares masificados se há um surto de gripe A, arejar a sua casa pelo menos uma vez ao dia, para reforçar o seu sistema imunológico com uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais para evitar uma falta de vitamina C; fazer uma correta higiene de mãos, principalmente antes e depois de comer, quando estornudes, se encontrar em lugares públicos, etc.


Espero que a informação lhes faça sentir um pouco mais tranquilos com relação a esta doença. Não há que alarmar e menos entrar em pânico. Se precisar de qualquer outra informação sobre a gripe A, posso escrever através do blog e o prazer vos respondo.


Saudações!!!!!

Deixe uma resposta